fbpx

Cliente

Multinacional centenária do setor de health care.

Dores do cliente

Solução Proposta

Monitoramento em tempo real da Pressão, Vazão e temperatura do ar comprimido, gerando dashboards e gráfico de histórico para insights de eficiência energética.

Foi incluído controle automático para desligar a entrada de ar dos equipamentos nos momentos que o equipamento não está em operação.

Análise de Eficiência Energética em Sistemas de Ar Comprimido

Vazamentos em sistemas de Ar Comprimido são uma constante nas indústrias, sejam estas de pequeno, médio ou grande porte, podendo chegar a mais de 40% de todo o ar gerado. Um número absurdamente alto, devido ao grande custo de se gerar o ar comprimido. As tradicionais ações de “Caça Vazamento” ainda ocorrem em muitas empresas, através de sensores de ultrassom ou outros dispositivos. Esta prática porém, possui um custo elevado, pois várias pessoas são envolvidas no processo, o tempo de check é muito alto devido ao grande número de componentes pneumáticos presentes nos processos fabris, tempo de parada de máquinas e de produção, além da dificuldade de análise dos mesmos, pois muitas vezes, estamos falando em vazamentos gerados por furos com diâmetro da ordem de 1 mm, ou menores, pois estes furos podem ser gerados por mangueiras ressecadas, instalações mal feitas, deterioração de componentes, entre outros motivos.

A indústria 4.0 nos possibilita realizar este monitoramento em tempo real do consumo imediato de um determinado equipamento, informando imediatamente sobre um vazamento os responsáveis pela manutenção do equipamento e do sistema. Pode-se ainda gerar vários Insights analisando os dados referentes ao consumo de ar comprimido, como realizar comparativo de consumo entre equipamentos similares e definir qual equipamento possui um custo menor de produção, análise da curva de tendência de consumo, comparativo entre diferentes modelos de produtos produzidos no mesmo equipamento, entre outros.

E quais são as implicações destes vazamentos e a falta de ações sobre os mesmos? Além do gasto desnecessário de energia elétrica que pode chegar a milhares de Reais por ano, vários outros efeitos acabam acontecendo, como:

Além dos gastos econômicos, um dos principais impactos, senão o principal, é a questão da geração de Gás Carbônico desnecessário que impacta diretamente na Pegada de Carbono das empresas, gerando um prejuízo impactante ao meio ambiente!

Simulação dos gastos de uma fábrica com 4 compressores de 125HP com um vazamento aproximado de 26% de todo o ar comprimido gerado.
Cenário Simulado para cálculo do impacto financeiro na elevação de 1 bar de pressão devido a vazamentos no sistema de ar comprimido.
Emissão de CO2 em toneladas devido aos vazamentos e ao aumento de pressão simulados no cenário de uma fábrica com 4 compressores de 125HP, um vazamento de 26% e o aumento de 1 bar de pressão em sua linha principal de ar comprimido.

Resultados obtidos

No primeiro equipamento monitorado pelo nosso sistema (Máquina mais nova da linha de produção), nosso cliente detectou um vazamento da ordem de 8m3/h, sendo que esta linha de produção possui mais 25 máquinas similares a esta.

Após a instalação dos equipamentos de monitoramento, foi possível identificar quais máquinas possuíam vazamentos mais críticos e mereciam uma atenção especial na eliminação destes vazamentos, isto é, direcionou a equipe de manutenção para as máquinas que realmente apresentavam maiores vazamentos e impactavam diretamente na eficiência da produção.

O ponto mais impactante para o cliente do ponto de vista monetário, foi que ao final da instalação do sistema de monitoramento e diminuição dos vazamentos do sistema, porque é praticamente impossível zerar os vazamentos de um sistema, foi possível diminuir a pressão da linha central de ar comprimido em 1 bar.

E consequentemente com a diminuição dos vazamentos e da pressão geral de ar comprimido, a emissão de gás carbônico foi reduzida consideravelmente!! O Meio ambiente e a humanidade agradecem!!